Cultura Polonesa 

Cultura e tradições
Família Imigrante
Altar de orações
Arquitetura e trabalho

   Cultura e Tradições Polonesas 

          No Brasil e no Paraná a imigração europeia iniciou no final do século XIX, na década de 1870 e continuou no início do século XX. Neste período foram criadas Colônias de imigrantes europeus de diferentes etnias em várias localidades da Província e nos arredores da Capital, Curitiba. Entre elas foi criada a Colônia Dom Pedro II as Colônias Figueiredo, Colônia Rodrigues e as demais colonias no entorno. E com a imigração europeia os poloneses trouxeram a sua cultura, tradições e costumes, que gradativamente foram se inserindo na sua vida. 

          Na Colônia Dom Pedro II e nas Colônias polonesas do entorno, a cultura, os costumes e as tradições polonesas, caracterizam a identidade histórico cultural de um povo, preservada pelos seus descendentes, como patrimônio material e imaterial nestes territórios, constituídos em seus espaços geográficos resultante da imigração polonesa. 

​      A cultura, os costumes e as tradições, que caracterizam a identidade histórico cultural dos poloneses se encontram na arquitetura, nas habitações, no trabalho, nas celebrações religiosas e festivas, na organização social, no folclore, música, danças, contos e lendas, gastronomia, vestimenta, decoração, artesanato entre outros (Sikora Ales,2014).