Gastronomia Polonesa - Eslava  

 História  da Culinária Polonesa - Eslava

 

           A culinária da Polônia ao longo da sua história manteve a sua originalidade pelos séculos. A culinária polonesa sofreu influências regionais e de outras etnias.  Com a dominação do território que foi historicamente habitado por outras nações sofreu várias mudanças na culinária.

           A culinária polonesa se inseriu nas colonias polonesas do Sul do Brasil,no Paraná, e à Colônia Dom Pedro II, com a imigração polonesa em 1876, sendo mantida até hoje pelos seus descendentes. Sua gastronomia é muito apreciada pelos turistas visitantes a esta Colônia.

 

  Aqui  se encontra um pouco da culinária polonesa: 

 Massas: Os pratos poloneses mais populares são bolinhos de massa, kluski; macarrão caseiro; pierogi de requeijão e batata, de repolho, que é servida com diferentes molhos, como: molho branco; molho de toucinho frito; de cogumelos; e de nata.

 

 Carnes: São consumidos todos os tipos de carne, (de suínos, aves e bovinos). A carne suína tem mais preferencia, como, costeleta de porco, costeleta picada; assada, como bigos, geleia de carne, junta de porco e sopa de costelinha,

 A carne de bovina é assada; de forno; aos pedaços com batatas. Em menor grau se consomem peixes do mar e de água  doce.

 

 Sopas: Sopa de canja de galinha; de repolho azedo e batatas; sopa de couve, krupnik; sopa de carne suína e beterraba borscht vermelho; sopa de tomate; sopa de pepino; sopa de cenoura, sopa de cogumelos; sopa de ervilhas.

 

 Pães: A tradicional broa integral de centeio com fermentação natural; broa integral com demais cereais; pão acrescido de batata, de batata doce; pão de leite.

 

 Sobremesas: Compotas de frutas da estação.

 

 Massas doces: Grostoli, faworki; é uma sobremesa polonesa específica. Outros assados populares, incluindo o bolo babka; bolo de sementes de papoula, makowiec; torta de requijão sernik; pão doce de gengibre; kukas kołace. As rosquinhas e bolachas de mel pierniki. Sonhos pączki eram conhecidas na Roma antiga, preparados para as comemorações para o inicio da primavera e do inverno e o costume foi adotado na Polônia.

 

 Bebidas: Na Polônia entre as bebidas alcoólicas consumidas, está a Wodka feita de cereais e batatas sendo muito degustada como aperitivo antes das refeições;

 A cerveja, de lúpulo, é uma bebida tradicional e comum, enquanto o vinho é bebido com menos frequência.

 O chá herbata é muito consumido por todos. E o café também é popular, bebida adotada na Polônia desde o século XVIII em muitas regiões.  

Por: Mafalda Ales Sikora 

Página em desenvolvimento, 

 veja os links para navegar pelo site:

©  2018 por Colonias Polonesas.

    Todos os direitos  reservados                            (A. A. S & L. P. S.)