
Gastronomia Polonesa - Eslava

Pratos da comida tÃpica.

Broa com fermentação natural.

Pratos da comida tÃpica.
Culinária Polonesa - Eslava
A culinária polonesa eslava ao longo da sua história, sofreu várias influências regionais e de outras etnias.
Nas colônias polonesas do Paraná, se inseriu com a imigração polonesa, na década de 1870 e se mantem até a atualidade, pelos seus descendentes.
​
A culinária eslava se inseriu na Colônia Dom Pedro II, com a imigração polonesa na região, desde 1876. Mesmo em meio às varias mudanças, ainda vários pratos típicos se mantem até atualidade por gerações. E outros pratos foram adicionados como a carne de Churrasco de Festas de Igreja e o Almoço de Colonia, com um cardápio variado com carnes, massas e legumes.
Culinária polonesa
​
- A gastronomia se compõe por diversos pratos, massas salgadas, doces, sopas, carnes e diferentes bebidas. Saladas, legumes, picles e raiz forte.
- A culinária se compõe por massas salgadas como macarrão caseiro, kluski, pierogi de requeijão e batata ao molho de toucinho frito e nata.
- As carnes consumidas em sua maioria são de suínos, aves e bovinos assada com batata, os bigos e peixes. As sopas de canja de galinha, de repolho azedo e batatas, de beterraba borscht, de tomate e cenoura, ervilhas e pepino.
​
- Os pães são: a tradicional broa integral, ou pão acrescido de batata, de batata doce e pão de leite.
​
-As sobremesas tradicionais são compotas de frutas da estação e massas doces, sequilhos, gróstoli, os bolos e tortas de requeijão, de frutas e nata, de frutas secas, kukas, rosquinhas, bolachas de mel e sonhos.
​
-As bebidas consumidas são a wodka muito apreciada, a cerveja caseira, o vinho. Fazem suco natural de frutas. O chá é bastante usado e o café é bem apreciado.
​
Por Mafalda Ales Sikora/Pesquisadora sobre os poloneses e da Colonia Dom Pedro II/Campo Largo/PR.